Notícias dos 21

História

Por I.A. Cláudio Gonçalves dos Santos*

O Clube dos 21 Irmãos Amigos de São Paulo é uma associação civil, sem fins lucrativos, de natureza cívica e cultural. Nasceu da iniciativa de um grupo de 7 (sete) amigos, em 24 de Maio de 1949, na residência do industrial Rogério Pinto Coelho (Presidente da Amorim e Coelho Cia.Ltda.), durante um dos almoços que costumava promover em sua residencia para os amigos. Presentes na ocasião: Dr.Adolfo Milani, Presidente da Gessy Industrial, empresa fundada por seu pai em 1895. Adquirida pela Irmãos Lever S.A. em 1960, surgindo a Gessy Lever, atual Unilever; Dr.Arthur de Salles Pacheco, Advogado e Delegado; Dr.Domingos Pagani, Diretor do Grupo Votorantim; Dr.Felício Lanzara, Industrial do setor Gráfico; Dr.José Gonçalves Pereira, Diretor da Colgate Palmolive e Dr.Oscar Reynaldo Müller Caravellas, Presidente das Indústrias Caravellas.

Veja a relação de sócios do Clube em 1962

No mês seguinte, Dr.Rogério promoveu outro almoço, com o comparecimento dos participantes anteriores e de mais alguns convidados. Neste encontro, foram debatidos assuntos de interesse de várias regiões do Brasil. Ficou acertado entre os presentes que nas reuniões posteriores, seriam mantidas as práticas de relatar assuntos de interesse do Brasil. Isso combinado, Dr.Rogério Pinto Coelho, lembrou aos presentes que o Brasil era constituído por uma Federação de 21 Estados, “unidos pelo sangue e pela língua, mas separados, pela imensa extensão territorial”.

Como todos se sentiam fraternal e amistosamente unidos, criou-se o nome adequado para o grupo: Clube dos 21 Irmãos Amigos.

O Clube se destaca pelo ecletismo das atividades profissionais dos seus sócios, sendo os mesmos, Industriais, Banqueiros, Comerciantes, Diplomatas, Economistas, Engenheiros, Escritores, Magistrados, Médicos, Advogados, Professores Universitários, Poetas e Produtores Rurais. Muitos exerciam mais de uma profissão como o Irmão Amigo Pacheco e Silva, médico, professor universitário, industrial, escritor e membro da Academia Paulista de Letras.

Por trabalharem muito em várias atividades, surgiu o símbolo para o Clube, “O Burro”, por ser um animal incansável, utilizado em muitas atividades produtivas em todos os Estados do Brasil.

Outros almoços ocorreram. De acordo com I.A. Dr. Adolfo Milani Filho, os amigos mantinham o hábito de se reunir mensalmente, de maneira informal: – “às sextas após o expediente e alternativamente aos sábados. Todos tinham como principio, trabalho para o desenvolvimento econômico e social do Brasil

Em um dos encontros mensais, estavam presentes industriais e empresários que representavam mais de 80% do PIB paulista, com destaque para: Dr.Adolfo Milani, Dr.Arthur de Salles Pacheco, Dr.César Lacerda Vergueiro, Dr.Domingos Pagani, General Euclydes Figueiredo, Dr.Felício Lanzara, Dr.Francisco Pettinatti, Dr.Francisco Tessitone Júnior, Dr.Humberto Pascale, Dr.José Fajardo, Dr.José Gonçalves Pereira, Dr.Menotti Del Picchia, Dr.Oscar Reynaldo Caravellas, Dr.Renato Funari, Dr.Rogério Pinto Coelho, Dr.Salvador Arruda, Dr.Theodoro S. Kirkman e Dr.Vicente Amato Sobrinho. Ficou determinado que cada membro representaria um dos Estados da Federação.

A representação dos Estados foi atribuída por sorteio, ficando vaga apenas a representação de três Estados, cujo preenchimento se realizou na reunião mensal seguinte.

Ficou acertado que as reuniões seguintes seriam dedicadas a cada Estado, sob a presidência do representante titular.

Por ocasião de homenagem ao Estado de São Paulo, seu representante titular, Dr.Oscar R.M.Caravellas, reuniu os Irmãos Amigos em sua fazenda situada na Riviera Paulista da época (Santo Amaro, junto à Represa de Guarapiranga), denominada “Fazendinha Três Caravellas”, tendo comparecido como Convidado de Honra o Governador do Estado de São Paulo, Dr.Lucas Nogueira Garcez.

Numa saudação memorável, o governador paulista lembrou a ausência de representantes dos Territórios Brasileiros, acentuando, que teria prazer em representar o então Território do Acre.

Acolhida a sugestão, o Governador foi eleito e empossado como membro efetivo do Clube por aclamação, assim como foram eleitos e empossados os representantes dos territórios do Amapá, Rio Branco (atual Estado de Roraima) e Guaporé (atual Estado de Rondônia).

Posteriormente elegeu-se os representantes do Território de Fernando de Noronha (arquipélago pertencente atualmente ao Estado de Pernambuco) e do Distrito Federal.

Elaborados e aprovados os estatutos sociais, as reuniões passaram a ser registradas em ata.

O Clube cresceu, passou a ter representações em outras cidades e a receber novos sócios. Os estatutos tiveram que ser alterados, alterando o número de representantes por Estado.

Os Intelectuais também se juntaram ao Clube. Da Academia Paulista de Letras, fundada em 27 de Novembro e 1909, dos seus 40 membros, 19 eram membros ativos do Clube dos 21 Irmãos Amigos de São Paulo, com destaque para: Alfredo Buzaid, Cadeira 31; Ataliba Nogueira, Cadeira 29; Branco Ribeiro, Cadeira 6; César Salgado, Cadeira 24; Duílio Crispim Farina, Cadeira 40; Edmundo Vasconcelos, Cadeira 10; Ernesto Leme, Cadeira 15; Esther de Figueiredo Ferraz, Cadeira 36; Guilherme de Almeida, Cadeira 22; Lucas Nogueira Garcez, Cadeira 3; Luís Gonzaga Bandeira de Mello Arrobas Martins, Cadeira 13; João de Scantimburgo, Cadeira 8; José Pedro Leite Cordeiro, (8o presidente da Academia), Cadeira 19; Menotti Del Picchia ( sócio fundador), Cadeira 40; Oliveira Ribeiro Neto, Cadeira 25; Pacheco e Silva, Cadeira 34; Paulo Bomfim, Cadeira, 35; Pedro Chaves, Cadeira, 14 e Vicente de Azevedo, Cadeira 27.

Sob a inspiração dos 21 Irmãos Amigos de São Paulo, outros Clubes foram fundados, como: 1958 – Clube de Santos (SP); 1961 – Campinas (SP); 1963 – Pinhal (SP); 1965 – Ribeirão Preto (SP), Taubaté (SP) e Londrina (PR); 1966 – Curitiba (PR) e Rio Claro (SP); 1970 – Clube de Cubatão (SP); 1971 – São Vicente (SP); 1973 – Embu (SP) e Praia Grande (SP); 1978 – Ponta Grossa (PR). Em 1964 foi fundada a Federação dos Clubes dos 21 Irmãos Amigos.

O Clube dos 21 Irmãos Amigos de São Paulo, Clube Pioneiro, seguiu sua trajetória história tendo em seu quadro de associados, pessoas de grande representação e destaque em suas áreas de atuação. Além dos nomes destacados anteriormente, pode-se mencionar os Irmãos Amigos:

Dr. Antonio Carlos de BUENO VIDIGAL, Industrial e Banqueiro;

Dom Carlos de SAXÉ-COBURGO e BRAGANÇA, membro da Família Imperial do Brasil;

Dr. Francisco Antônio Paulo MATARAZZO SOBRINHO (Conhecido como Ciccillo Matarazzo), Industrial, Grupo Empresarial Matarazzo;

General Edmundo de MACÊDO SOARES e SILVA, criou a CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, foi Ministro da Aviação e Obras Públicas e Governador do Estado do Rio de Janeiro – 1947/1951;

General Euclydes FIGUEIREDO, Pai do General João Batista de Oliveira Figueiredo, Presidente da República – 1979/1985;

Dr. José ERMÍRIO de MORAES, Industrial, Grupo Empresarial Votorantim;

Dr. Juscelino KUBITSCHEK de OLIVEIRA, Presidente da República de 1956/1961;

Dr. Roggero FASANO, Empresário;

Dr. ULYSSES GUIMARÃES, Advogado e Político Brasileiro;

O Clube continua com suas atividades a serviço do Brasil, tendo sede na cidade de São Paulo, SP.

 

* I.A. Cláudio Gonçalves dos Santos, Economista